EMF Contabilidade
Amigo Internet

Sindicato Rural promove palestra sobre lei da integração e papel da Cadec

Por Redação em 24/04/2024 às 20:52:38

Foto: Assessoria

O Sindicato Rural de Nova Mutum organizou, na terça-feira (09.04), uma palestra sobre a Lei da Integração e o papel desempenhado pela Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec). Com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o evento atraiu produtores rurais integrados na cadeia de aves, além de lideranças do setor na região.

"Esse evento promovido pelo nosso sindicato foi uma oportunidade para informar e atualizar produtores, facilitando a troca de informações, notícias e negociações. É essencial reforçar o entendimento das leis e procedimentos, como a formação de Cadecs e os trâmites legais. Eu, como presidente aqui dessa entidade, enxergo que nós temos o papel fundamental de atender às demandas dos produtores, buscando e transmitindo o conhecimento necessário para sua atividade", enfatizou o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Paulo Zen.

Ministrada pelo presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann, a palestra teve como objetivo contribuir para o fortalecimento dos produtores rurais integrados de aves e suas lideranças na Cadec.

A Cadec é composta por grupos paritários de produtores (integrados) e agroindústrias (integradora) e desempenha um papel importante na integração ao fornecer um mecanismo eficaz para resolver disputas comerciais e promover relacionamentos saudáveis, para garantir um ambiente com foco na melhoria do produto para o mercado consumidor.

Durante as reuniões da Cadec são discutidas as questões da integração e todas as variáveis que podem impactar na renda do produtor e na qualidade da carcaça. Ao mesmo tempo em que o avicultor apresenta demandas para a indústria, a indústria também apresenta suas propostas. Esse é o ambiente para discutir as variáveis do negócio para que flua de maneira harmônica.


Shopping Popular


Hoffmann destacou a importância da composição da Comissão, enfatizando a necessidade de representantes preparados. O fortalecimento do associativismo foi apontado como fundamental para ampliar a coesão e fortalecer a posição dos produtores na Cadec durante as negociações com as agroindústrias.

Outro tema que ganhou destaque foi a Lei da Integração, nº 13.288/16, legislação nova que dispõe sobre os contratos de integração, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores integrados e integradores.



A Lei de Integração impõe à indústria a responsabilidade de fornecer informações à Cadec, permitindo que produtores e técnicos realizem estudos para beneficiar a todos os envolvidos. Durante a palestra, a necessidade de regulamentação da Lei foi destacada, a fim de esclarecer pontos e evitar interpretações divergentes que possam prejudicar as negociações.

Além disso, a palestra abordou a necessidade de um reajuste na cota parte do produtor, atualmente varia de 7% a 10%, para acompanhar os aumentos nos custos de produção. O objetivo é garantir uma negociação mais equilibrada entre os produtores e as indústrias, que muitas vezes detêm mais poder econômico e informacional.

O analista técnico de Pecuária da Famato, Marcos Carvalho, também participou do encontro.

Comunicar erro
Shopping Popular
Grupo Whatsapp

Comentários