Domingo, 25 de fevereiro de 2024
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Trânsito da BR-163 será desviado para as perimetrais devido às obras do viaduto

Trânsito da BR-163 será desviado para as perimetrais devido às obras do viaduto

Foto: Secom - Nova Mutum

A Prefeitura de Nova Mutum, por meio de ação conjunta entre a Secretaria de Infraestrutura e Obras (Sinfra) e Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplan), informa que a primeira interdição na BR-163, visando o início das obras do viaduto da Av. Mutum, terá início no próximo domingo (25). A recomendação é que os motoristas que passam pelo perímetro urbano do município (BR-163) sigam pelas avenidas perimetrais. De acordo com a (Seplan), a área de influência da obra se estenderá por 1 km (um quilômetro).

Os motoristas que trafegam pela BR-163 devem acessar o desvio sentido Nova Mutum/Lucas do Rio Verde pela perimentral José Aparecido Ribeiro (leste); e sentido Nova Mutum/Posto Gil pela perimetral das Samambaias (oeste).

Visando melhorar o fluxo de veículos nas perimetrais, os trechos de acesso serão recapeados a partir desta quinta-feira (22) e o regime de trânsito permitirá a passagem de veículos em sentido único.


O trânsito da BR-163, será desviado para a perimentral José Aparecido Ribeiro, até o entroncamento da MT-235, em mão única, sentido Lucas do Rio Verde. A agulha de acesso em frente à Churrascaria Chapadão será mão única até a Av. dos Canários, sentido Cuiabá. Deste ponto, o fluxo de veículos volta para a rodovia.

Para quem trafega de Santa Rita do Trivelato a Nova Mutum, o tráfego de veículos será direcionado para o industrial Parque Nova Mutum, com interligação ao sentido único do desvio.


A construção do viaduto da Avenida Mutum com a BR-163, apesar de ser uma área de domínio federal, será tocada pela Prefeitura de Nova Mutum, devidamente autorizada pela ANTT e pela concessionária da rodovia. A obra será executada com recursos próprios do Município, no valor de mais de R$ 22 milhões.

A passagem sob o viaduto (Av. Mutum) manterá as mesmas características da avenida, sendo duas vias (ida e volta) com 8,5 metros de largura cada, caracterizando duas vias indo e duas voltando, com canteiro no meio de 20 metros de largura, ligando a rotatória menor do lado da cidade à rotatória maior do lado da loja Hiper Gotardo.


Na parte superior do viaduto (rodovia) haverá quatro pistas (duas sentido Cuiabá, duas sentido Sinop), sendo cada pista de rolamento com 3,6 metros cada uma e 2,5 metros de acostamento em cada lado do viaduto. Para garantir a passagem de todo tipo de veículo sob o viaduto, a altura será de 5,5 metros.

Os serviços estão sendo coordenados pela Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplan). O gestor da pasta, secretário Mauro Manjabosco, reforçou que, por se tratar de uma obra complexa em uma rodovia com fluxo intenso, é necessária a compreensão de todos. “Pedimos que os motoristas sigam as recomendações sinalizadas, como velocidade máxima, pois haverá muitas máquinas e operários trabalhando no local”, alerta.

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