Domingo, 25 de fevereiro de 2024
informe o texto

Artigos Lélia Brun

A força do empreendedorismo feminino

Lélia Brun é Diretora Superintendente do Sebrae/MT, mestre em Gestão e Tecnologia Industrial e especialista em Comportamento Humano

Foto: Divulgação

O dia 19 de novembro foi oficializado pela ONU como o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Uma data importante para evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no ambiente empresarial, mas é importante lembrar que o protagonismo feminino deve ser reforçado e valorizado todos os dias. No Brasil, existem mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras, o que representa 34% do universo de donas de negócios. São mulheres que decidiram fazer a diferença e impactar todo um ecossistema. 

Diversos desafios cercam o ato de empreender e quando se trata do empreendedorismo feminino, os desafios se tornam ainda maiores. Discriminação de gênero, dificuldade de acesso a crédito, desigualdade salarial, dupla e até tripla jornada de trabalho são alguns dos desafios enfrentados diariamente pelas mulheres desse país. 

Em Mato Grosso, cerca de 164 mil mulheres empreendem e são donas de negócios, o que corresponde a 28% do total dos empreendimentos do estado. Um número ainda baixo quando comparado ao número de mulheres, mais de 1,8 milhões, segundo dados do IBGE. E como é possível promover a transformação, inclusão e gerar mais oportunidades às mulheres de Mato Grosso? 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) trabalha incansavelmente para transformar o empreendedorismo feminino do estado por meio de ações desenvolvidas e pensadas para incentivar e valorizar mulheres que empreendem ou possuem a vontade de empreender. Apenas em 2023, mais de 45 mil mulheres já foram atendidas pela instituição em Mato Grosso. 

 Além disso, o programa ‘Sebrae Delas’ (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso) lançado em 12 cidades mato-grossenses, já impactou mais de 2 mil mulheres em todas as regiões do Estado.  

O programa é formado por três pilares: o eu, o meu e o nós. O ‘EU’ envolve o que a mulher precisa desenvolver em sua vida, carreira, família, saúde e outras áreas pessoais. O ‘MEU’ envolve empresas e ideias de negócios com conteúdos e soluções alinhados à abertura da empresa, ao fortalecimento ou crescimento empresarial. Já o ‘NÓS’ é sobre conectar mulheres empreendedoras a fim de construir e fortalecer uma rede de empreendedorismo feminino. 

 Muito além da transmissão de conhecimento e capacitação durante os encontros, o Sebrae/MT valoriza as conexões. As histórias inspiradoras compartilhadas revelam desafios e superações em comum, destacando mulheres que enfrentaram batalhas significativas para alcançar suas atuais posições. Esse diálogo, centrado na escuta e na troca de experiências, desempenha um papel fundamental na construção e consolidação de uma sólida rede de apoio.

O Sebrae promove o ‘Prêmio Sebrae Mulher de Negócios’, com foco em valorizar as empreendedoras do país, e neste ano foram 57 histórias inscritas no Estado, e uma mato-grossense, vencedora da etapa estadual, concorreu e venceu a etapa Centro Oeste e se classificou como finalista nacional. Uma conquista gigante para Mato Grosso e que mostra o potencial do empreendedorismo feminino.  

Ivonete Guarino, de 36 anos, criou a startup ‘Vô Contigo’, que surgiu da dificuldade de encontrar um transporte humanizado e acessível para os pais idosos, neste momento, ela identificou uma dor e uma carência neste segmento no mercado. 

Ao notar que era uma grande oportunidade e em busca de solucionar o problema, a empresária cuiabana criou a startup que atende as necessidades de mobilidade de pessoas acima de 60 anos e a empresa faz muito sucesso. Assim como Ivonete, temos milhares de outras mulheres com capacidades enormes de promover transformações. 

O Sebrae/MT continuará dedicando esforços para empoderar as mulheres, incentivando-as a serem protagonistas de seus negócios. Além de abordar os desafios enfrentados por mulheres empreendedoras, é crucial promover ativamente o desenvolvimento, a participação e a liderança feminina em todas as esferas.  

A conexão entre mulheres, negócios e propósitos é essencial para construir uma sólida rede de Empreendedorismo Feminino capaz de transformar e impactar positivamente vidas.  

Lélia Brun

Lélia Brun
 É Diretora Superintendente do Sebrae/MT, mestre em Gestão e Tecnologia Industrial e especialista em Comportamento Humano. 
ver artigos

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X