Imprimir

Imprimir Notícia

30/06/2021 - 17:15

Sicredi Sul MT possui linhas de crédito que auxiliam produtores a manterem produtividade

O período de estiagem chega a Mato Grosso. Marcada por 150 dias de seca, de abril a setembro, essa época preocupa os produtores rurais, principalmente pecuaristas, que precisam adotar estratégias na administração de insumos para alimentação dos animais. Uma maneira de evitar possíveis perdas na produção é o planejamento, que envolve o manejo sustentável do rebanho e a contratação de linhas de custeio pecuário, estas oferecidas pelo Sicredi.
 
O produtor precisa entender quais as alternativas possui para não perder produtividade e renda seja na agricultura ou na pecuária. Para a pecuária, o engenheiro agrônomo e professor do curso de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Arthur Behling Neto, aponta como opções a vedação de pasto, sendo esta a mais econômica; a produção de feno e de silagem e a suplementação animal que se torna obrigatória para que os animais não percam peso. 
 
“Aquele produtor que não se planeja acaba se deparando com o chamado ‘boi sanfona’, que ganha peso durante os meses de chuva e perde durante a seca. Isso aumenta o tempo de abate dos animais que, ao invés de serem abatidos em dois anos e meio, são abatidos em três ou quatro anos”, explica Arthur.

O diretor de Negócios da cooperativa Sicredi Sul MT, Rogério Griguc, destaca que o agronegócio é uma atividade de ponta, que está na vanguarda em relação ao uso de tecnologia, especialmente aqui no Mato Grosso, onde temos a oportunidade de ver o emprego de alta tecnologia no campo. 

“O planejamento é fundamental, pois existe um tempo certo para fazer cada tipo de atividade no campo e fazer essas atividades no tempo certo faz com que a produtividade aumente. Então é preciso investir no preparo do solo, em estruturas para irrigação, espaço para armazenagem, confinamentos dos animais existem vários fatores que precisam ser mapeados e discutidos, especialmente neste período em que a lavoura ainda não está no solo e pouco antes da estiagem”, aponta Griguc.

Segundo ele, neste aspecto, o Sicredi se firmou como um grande parceiro do empreendedor rural, pois para que todos esses planejamentos sejam colocados em prática é necessário financiamento, e ao longo do tempo a cooperativa se firmou como um dos principais parceiros do agronegócio. Mapear as necessidades dos associados e criar linhas específicas para atender necessidades específicas, esse é o papel da cooperativa em parceria com o produtor. 

“O Sicredi possui linhas de crédito tanto para agricultura quanto para a pecuária, eventualmente os associados podem até contar com recursos próprios, mas é importante considerar que o recurso próprio também pode ser uma margem de segurança. Existem linhas que são exclusivas para o custeio de uma lavoura ou da pecuária, se o nosso associado faz a opção de usar esta linha de custeio, ele pode se manter capitalizado e enfrentar com tranquilidade certas turbulências que podem ocorrer ao longo de uma safra”, pontua.
 
Linhas de Custeio Pecuário - A linha de crédito oferecida pelo Sicredi é com recursos controlados e recursos livres, alterando apenas a taxa de juros que é de 4% a 6% ao ano e de 4,3% a 15% ao ano, respectivamente. Pode ser financiado até 100% do orçamento apresentado, com o prazo das operações de custeio pecuário de seis meses até dois anos, de acordo com os itens a serem financiados.
 
O Sicredi possui também em seu portfólio de crédito, linhas específicas para operações de investimento de longo prazo e que atendem as necessidades da propriedade rural tais como plantio, reforma e recuperação de pastagens, calagem, construções de cercas, piquetes, captação e distribuição de água, equipamentos, entre outros itens necessários à atividade pecuária.  Para mais informações, os associados podem consultar sua agência de relacionamento.
 
Sobre a Cooperativa

A Cooperativa Sicredi Sul MT é uma instituição financeira cooperativa associada ao Sistema Sicredi S.A., comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Presente nas cidades de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Taquari, Alto Garças, Alto Araguaia, Itiquira, São José do Povo, Ouro Branco do Sul, Guiratinga e Tesouro, possui mais de 50 mil associados. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br/coop/sulmt.
 
 Imprimir
X