Imprimir

Imprimir Notícia

01/12/2021 - 11:50 | Atualizada: 01/12/2021 - 12:00

PF caça ''banqueiros do crime'' que movimentaram mais de R$ 500 milhões em Mato Grosso

A Polícia Federal desencadeou na manhã desta quarta-feira (1) a Operação Argentarius,   que tem o objetivo de desestruturar uma organização criminosa que atuava como um banco paralelo financiando atividades criminosas como tráfico de drogas, contrabando de agrotóxico, roubo e adulteração de carga de insumos agrícolas.

As investigações mostraram que foram movimentados mais de meio bilhão de reais. Apenas entre os dois principais alvos as movimentações superaram 220 milhões. Foi constatado que os valores movimentados e os bens são incompatíveis com a renda declarada pelos envolvidos aumentando as suspeitas de que sejam produto de atividades criminosas.

Verificou-se também a existência de laranjas que emprestavam suas contas para que ocultar a origem e destino dos valores.

Da mesma forma, essas pessoas não possuem poder econômico para tais movimentações.
Também foi verificada a existência de várias empresas de fachada, as quais não possuíam nenhum funcionário registrado e indicavam endereços inexistentes.

Os 29 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Rondonópolis (23), Cuiabá (4), Paranavaí (1) e Santana do Araguaia (1).

O nome da operação faz referência aos “Argentarius”, que eram personagens do Império Romano responsáveis por bancos de depósito e operações de câmbio. Eram bancos particulares, com atuação, portanto, semelhante ao do principal alvo da Operação.

 
 Imprimir
X