Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política e Poder

Justiça afasta Emanuel Pinheiro da Prefeitura de Cuiabá e manda prender chefe de gabinete

19/10/2021 - 08:28 | Atualizada em 19/10/2021 - 16:40

DA REDAÇÃO

Justiça afasta Emanuel Pinheiro da Prefeitura de Cuiabá e manda prender chefe de gabinete

Foto: Reprodução

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) foi afastado do cargo na manhã desta terça-feira (19) por determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Ele e sua esposa, a primeira-dama Márcia Pinheiro, também foram alvos de busca e apreensão, em uma operação do Ministério Público e a Polícia Judiciária Civil, através do NACO (Núcleo de Ações de Competência Originária) da Procuradoria-Geral de Justiça.

 O chefe de gabinete de Emanuel, Antônio Monreal Neto, teve mandado de prisão cumprido. 

> SIGA O OLHAR MT NAS REDES SOCIAIS.
CLIQUE AQUI.


Segundo o MP, a operação ocorre em virtude de investigações originadas no Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da capital, relacionadas a ilícitos perpetrados no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

O MP postulou ao Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso medidas cautelares criminais visando a decretação de busca e apreensão e sequestro de bens em desfavor do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e sua esposa Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro, do Chefe de Gabinete Antônio Monreal Neto, da Secretária Adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos Ivone de Souza e do Ex-Coordenador de Gestão de Pessoas Ricardo Aparecido Ribeiro, bem como de afastamento da função pública em relação a Emanuel Pinheiro, Antônio Monreal Neto e Ivone de Souza, e prisão temporária de Antônio Monreal Neto.

O GAECO e a DECOR prestaram apoio ao NACO para cumprimento dos mandados judiciais que foram cumpridos na presente data.

Além da medida criminal determinada pelo Egrégio Tribunal de Justiça, o Ministério Público propôs, através do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, ação cível por ato de improbidade administrativa visando a aplicação das sanções da lei de improbidade, bem como apresentou pedidos de indisponibilidade de bens e afastamento de agentes públicos.

Com o afastamento de Emanuel, a Prefeitura será assumida pelo vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV).

O prefeito de Cuiabá já se manifestou sobre a decisão do TJ, veja a nota:

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, informa que recebeu notificação judicial na manhã de hoje (19) sobre investigação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

Recebeu com surpresa decisão que gerou afastamento de suas funções em razão de apuração por contratação irregular de servidores da Saúde em Cuiabá. 

Amparado pela transparência, o gestor púbico posteriormente irá se manifestar à população e imprensa.
Reitera que está à disposição das autoridades competentes e vai colaborar para o pronto esclarecimento dos fatos.

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X