Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Política e Poder

Com voto de 21 deputados, está proibida reeleição da Mesa Diretora da AL

22/09/2021 - 17:03 | Atualizada em 22/09/2021 - 17:08

MÁRCIO SANCHES - DA REDAÇÃO

Com voto de 21 deputados, está proibida reeleição da Mesa Diretora da AL

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou nesta quarta-feira (22) a Proposta de Emenda Constitucional 02/2021 que proíbe a reeleição na Mesa Diretora. Para garantir a alternância de poder a proposta teve aprovação de 21 deputados, outros três estavam ausentes da  votação.
 
Max Russi (PSB), atual presidente da ALMT, afirma que apesar da ausência de três parlamentares a PEC já contava com apoio dos 24 deputados na primeira votação. 
 
A deputada Janaina Riva (MDB), segunda secretária da AL, afirma que este é começo de um novo momento político e vê avanços na Casa por não mais permitir a perpetuação no poder.
 
No entanto, Riva diz que o texto da medida precisa melhorar já que permite a troca de cargo entre presidente e primeiro secretário.
 
“Isso para dar oportunidade para mais colegas passarem por esses cargos, que são os mais desejados da Casa”, avaliou Janaina.
 
Já o deputado Eduardo Botelho (DEM), que foi presidente da Casa por três vezes, cita a importância do equilíbrio no Legislativo.

“Eu não sou a favor do poder eterno. Isso gera um poder muito grande. Quando a pessoa está conduzindo bem, beleza, mas se ela quiser desviar um pouco, consegue”, disse à imprensa.
 
Wilson Santos (PSDB) é o autor da PEC.

A medida entra em vigor a partir da próxima legislatura.
 

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X