Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Nacional

Chapada dos Guimarães e Guimarães, em Portugal, celebram acordo de Colaboração e Amizade

05/08/2021 - 16:20 | Atualizada em 05/08/2021 - 16:22

DA ASSESSORIA

Chapada dos Guimarães e Guimarães, em Portugal, celebram acordo de Colaboração e Amizade

Foto: Lênia Freitas - Ascom/Chapada dos Guimarães

No dia em que a cidade de Chapada dos Guimarães comemorou seus 67 anos de emancipação política, 31 de julho, o prefeito Osmar Froner juntamente com representantes do município de Guimarães, em Portugal, Adelina Pinto (vice-prefeita) e Domingos Bragança (prefeito), confirmaram o Protocolo de Colaboração e Amizade entre os dois municípios.


O acordo tem por objeto a implementação de parcerias, através da construção de relações temáticas entre os dois municípios, a serviço do desenvolvimento dos seus territórios.

A aproximação entre os gestores das duas cidades foi consolidada com o apoio voluntário do Instituto de Estudos Socioculturais de Chapada dos (IESC).

Durante a solenidade, Adelina Pinto, que também é responsável pelas relações internacionais e protocolos de colaboração, em Guimarães, destacou que a relação entre as duas cidades deve ser contínua, como reza o acordo, até que seja conferido o certificado de Cidades Irmãs, avaliado e renovado anualmente, visando o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.

A representante do IESC, Maria Amélia, destaca que “as trocas de experiências recíprocas, conhecimentos e tecnologias nas mais diversificadas áreas, em muito vai contribuir com o desenvolvimento de Chapada dos Guimarães, com ênfase no fomento da educação, cultura e turismo”.

Um calendário de atividades já está sendo programado visando o selo de Cidades Irmãs. Três programas estão previstos dentro do protocolo: O projeto Pegadas, voltado às ações socioambientais e educativas nas escolas; o programa de Desenvolvimento Socioemocional e Prevenção de Comportamentos de Risco (DROPI), destinado às crianças.

Para o próximo ano, no mês de março, Chapada dos Guimarães participará do renomado Festival Húmus – voltado à educação, cultura e literatura, na cidade de Guimarães, onde acontecerá uma conferência sobre história de Mato Grosso e Chapada dos Guimarães.

Para tanto, um concurso de poesias entre estudantes das escolas rurais será realizado, objetivando o gosto pela leitura e escrita, e valorização das escolas rurais. A vencedora do concurso terá participação garantida no evento em Portugal.

O prefeito Osmar Froner disse que essa é uma grande oportunidade de reviver a história. "Com responsabilidade, com respeito de ambos os povos, brasileiros e portugueses, vamos firmar este protocolo e retomar este contato que outrora tivemos. Com isso, vamos criar uma cidade irmã, fraterna e de coisas positivas para ambos os povos. Nós temos 20 mil habitantes, e muita coisa para avançar. E, Portugal com sua tecnologia, e conhecimento em várias áreas, pretendemos ajudar o povo de Chapada dos Guimarães", disse.

História

Em 1.769, o governador da Capitania de Mato Grosso, Luis Pinto de Sousa Coutinho, denominou a então Missão Jesuítica de Santana do Sacramento de "Lugar de Guimarães", em homenagem a Guimarães, cidade origem de sua então futura esposa - a poeta Catarina de Lencastre - e onde nasceu a nação portuguesa, no século XII, no norte de Portugal.

Portanto, as cidades são ligadas pela toponímia histórica.

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X