Quarta-feira, 28 de julho de 2021
informe o texto

Notícias Cidades

Sinop abre cadastro para vacinação de Covid-19 para pessoas 45 anos

Sinop abre cadastro para vacinação de Covid-19 para pessoas 45 anos

Foto: Assessoria - Várzea Grande

A Secretaria de Saúde de Sinop abre agenda, nesta semana, para vacinação em primeira dose contra Covid-19 para as pessoas com 45 a 49 anos, grupo estimado em aproximadamente 9,4 mil pessoas. Para agendar, basta entrar no site da Prefeitura, clicar no ícone Vacina Covid-19, escolher a unidade vacinadora, data, horário, preencher os dados solicitados e confirmar solicitação. No dia escolhido, é importante apresentar os documentos pessoais e o cartão de vacinas.

A vacinação contra Covid-19 está seguindo o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. No município, já são mais de 52,9 mil doses dos imunizantes (sendo 39,9 mil em D1 e 12,9 mil em D2 ou dose única), aplicadas desde o início dos trabalhos em janeiro. Somente na ação deste sábado (10), o relatório do sistema de agendamento da Prefeitura confirma que 1,3 mil pessoas receberam a primeira dose de um dos imunizantes.

Estes dados ainda estão sendo lançados no sistema do Ministério da Saúde que, destaca ainda, que 489 pessoas receberam doses complementares. No entanto, conforme análise do Departamento de Imunização e Rede Frio, haverá acréscimo nesse número, considerando que ainda há informações da ação sendo enviadas ao banco de dados do Ministério.

Sinop, cidade cuja estimativa populacional segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 146 mil habitantes, já completou, praticamente, todos os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional. O acompanhamento do processo é de acesso público, por meio do LocalizaSUS, página disponibilizada pelo Governo Federal.

“O município optou por seguir exatamente o que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 orientou, que, assim que se abrisse um grupo, atendesse 100% daquele grupo para poder estar avançando fases. Então, diferente de outros municípios que abaixaram idades, em Sinop, nós já atendemos 100% dos grupos que já foram contemplados, diferente de outros locais que não fizeram 100% e baixaram idades que não é preconizado no plano”, destacou Sirlei Castilho, coordenadora de Imunização e Rede Frio da Secretaria de Saúde.

Segunda dose

Outra novidade relacionada à vacinação Covid-19 é que a partir de hoje (12) até o dia 30 de julho, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na rua das Castanheiras esquina com a rua das Azaléias (atrás da Secretaria de Saúde), passará a ser ponto de referência para aplicação da segunda dose dos imunizantes. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30.

Para recebimento da segunda dose, não é necessário agendamento. O munícipe deve, apenas, apresentar os documentos pessoais e o cartão de vacinação.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp