Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Destaques

Várzea Grande e IFM abrem inscrições para capacipação de microempreendedor individual

Várzea Grande e IFM abrem inscrições para capacipação de microempreendedor individual

Foto: Assessoria - Várzea Grande

Mesmo em viés de baixa, o desemprego no Brasil supera a marca dos 10,6 milhões de pessoas e a Prefeitura de Várzea Grande está se unindo a instituições educacionais como o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, para capacitar e permitir que novos empreendedores ocupem as atuais vagas de trabalho em indústrias e empresas que tem cada dia mais exigido dos interessados em trabalhar, capacitação, empreendedorismo e vontade de vencer.

Partindo desta premissa e acolhendo determinação do prefeito Kalil Baracat, e pedido de parceiros, como indústrias, comércios e empresas que tem recebido currículos da Secretaria de Assistência Social e aberto vagas para diminuir o exagerado número de desempregados, mas com trabalhadores capacitados, é que está sendo aberta inscrições para microempreendedores individuais. 

“Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), dá início a segunda etapa do curso de Microempreendedor Individual, cujo objetivo é promover a formação, aperfeiçoamento e capacitação profissional, aquelas pessoas que desejam se empreender e montar o seu próprio negócio, uma opção a mais para reverter o desemprego, pois mesmo estando em queda, se percebe claramente que grande parte das vagas geradas são para trabalhadores sem carteira assinada, o que torna os mesmos informais, quando na realidade o país, Várzea Grande e Mato Grosso precisam de empregos formais, com garantias e vantagens”, disse o prefeito Kalil Baracat.

As inscrições estão abertas e os candidatos terão até o dia 14 de julho para se inscrever a uma das 240 vagas que estão sendo disponibilizadas para os residentes no município.  O cadastro para a capacitação pode ser feito em uma das unidades do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS - dos bairros Cristo Rei, Santa Maria, Jardim Glória e São Mateus e na Sede da Secretaria de Assistência Social e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Kalil Baracat destaca que Várzea Grande está em um momento de transformação e de retomada econômica e que muitas oportunidades irão surgir, principalmente, porque o município vai abrigar o Parque Tecnológico, com ampliação de novas indústrias, o que vai gerar mais emprego e renda para a população. “E a capacitação profissional é um dos requisitos que favorece na contratação de mão de obra, independente, do setor de atuação. Por isso a importância de o profissional estar preparado”.

A titular da pasta, Ana Cristina Vieira explica que o curso de Microempreendedor Individual faz parte do programa Qualifica + VG e que o IFMT é uma das instituições parceiras da Prefeitura Municipal, e que disponibilizou à população local 500 vagas para essa modalidade. “A primeira turma, composta por 260 alunos, estarão nesta primeira quinzena de julho, concluindo o curso, por essa razão estamos abrindo neste momento as inscrições para a segunda turma. É importante que os interessados em participar do curso de Microempreendedor Individual, que é um dos mais concorridos, estejam atentos ao período de inscrição que será de 4 a 14 de julho”, alertou.

A gestora disse ainda que neste ano de 2022 a Secretaria de Assistência Social vai ampliar ainda mais as parcerias de serviços, com intuito de oferecer a população, vários cursos de capacitação. “Estamos neste primeiro momento, junto com o Instituto Federal de Mato Grosso, oferecendo o curso de Microempreendedor Individual, porém outros estão em análise, e tão logo se confirmem, estaremos abrindo novas inscrições”, pontuou a secretária.

CRITÉRIO: Para se candidatar ao Curso de Microempreendedor Individual, é preciso ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo; ser beneficiário ou familiar de alguém que receba o Auxílio Brasil (com comprovação), ou estar registrado no CadÚnico de programas sociais do governo federal. Para a efetivação da inscrição é necessária ainda a apresentação do comprovante de residência, dados bancários (cópia do cartão), certidão de nascimento, histórico escolar, RG, CPF, cartão NIS, cartão de vacinação e quitação militar (obrigatório para o sexo masculino).

Os alunos que efetivarem a inscrição irão receber todo o kit escolar, uniforme, material impresso, auxílio transporte e alimentação.

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X