Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Polícia

PF apreende 15 caminhões carregados de madeira de alto padrão; veja imagens

PF apreende 15 caminhões carregados de madeira de alto padrão; veja imagens

Foto: Assessoria - PF

A Polícia Federal, em ação  conjunta com o Ibama, no âmbito da  operação contínua Onipresente, no norte  de Mato Grosso, interrompeu as atividades de 15 caminhões carregados de madeira na Terra Indígena Aripuanã, na região das aldeias Taquaral e Divisa.

A área  é muito extensa de desmatamento, com  estradas que vão de  Aripuanã até Rondônia, dentro da Terra Indígena. Calcula-se que todos os dias saem dessa área de desmatamento pelo menos 10 caminhões carregados de toras de alto valor.

Ressalta-se que pela grande extensão a ser fiscalizadas as equipes conseguiram em apenas nesta madrugada realizar o equivalente à 10 dias de trabalho.

Além da ação dessa madrugada, nos dias anteriores equipes também atuaram no garimpo do Rio Roosevelt,  onde foram inutilizadas seis balsas, um caminhão e três motos.

No garimpo da Terra Indígena Aripuanã, no ponto do Tamari, foram inutilizados seis motores e uma  pá carregadeira.

A PF ressalta que esse ano já foi realizada  uma  ação na mesma localidade que havia desmantelado o garimpo e agora, a ação  reprimiu a tentativa do retorno da atividade garimpeira. Esse ponto também foi alvo da Operação Ato Reflexo, que resultou na prisão  de um servidor da Funai e um cacique que recebia 20% de todo ouro extraído da terra indígena.

A escolha  das localidades fiscalizadas foi feita  através  de monitoramento  via satélite  no sistema Planet, que é capaz de detectar  desmatamentos em áreas tão  pequenas quanto um quintal de uma  casa.  Dessa forma, foi possível  uma ação assertiva e eficiente.

A operação

Onipresente  é uma operação contínua na qual atuam em  conjunto a Polícia Federal e Ibama pertencente ao programa Guardiões do Bioma, do Governo  Federal.

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X