Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Política e Poder

Juiz revoga decisão e Abílio Júnior ficará inelegível por 8 anos

Juiz revoga decisão e Abílio Júnior ficará  inelegível por  8 anos

Foto: Reprodução

O juiz Gerardo Humberto Alves Silva Junior, da 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, revogou a decisão que havia reconduzido Abílio Júnior ao cargo de vereador por Cuiabá. A decisão foi proferida nessa segunda-feira (20.06), e com isso o ex-vereador fica inelegível por 8 anos.  

Em março de 2020, por 14 votos a 11 em sessão extraordinária realizada na Câmara de Cuiabá, Abílio Júnior teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar – tornando inelegível por 8 anos. Na época, ele ingressou com recurso alegando que sua atuação se voltou para a saúde pública, sendo instaurada a CPI da Saúde que desencadeou a Operação Sangria, com a prisão de secretários do município e médicos, além do indiciamento de Oséas Machado de Oliveira, então Diretor Geral e Administrativo da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. 

Conforme ele, foi Oséas Machado que entrou representação na Câmara de Cuiabá cujo objeto versa sobre a decretação da perda do mandato, pela prática de atos incompatíveis com o decoro parlamentar, por abuso das prerrogativas asseguradas ao vereador.   Na época, o então juiz da 4ª Vara Especializada em Fazenda Pública da Comarca de Cuiabá, Carlos Roberto de Barros de Campos, julgou procedente o pedido de Abílio e devolveu o mandato.  

Porém, a Câmara Municipal entrou com recurso apontando que a decisão merece ser reformada, vez que teve como base uma interpretação da alínea “d” do inciso IV do artigo 49 do Regimento Interno, dissociada do próprio inciso. O citado inciso, conforme documento, “é claro ao dispor que compete a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) manifestar sobre o mérito da proposição no caso de licença para processar vereador”.  

Além disso, argumentou ainda que o juiz Carlos Roberto de Barros foi induzido a erro por parte de Abílio Júnior ao interpretar a alínea “d” do Artigo 49 do Regimento Interno dissociada da letra de texto do próprio inciso IV.  

Em decisão proferida nessa segunda (20), o juiz Gerardo Humberto Alves cita que o artigo 2º da Constituição Federal estabelece que são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, “elemento esse que afasta a possibilidade de ingerência do Poder Judiciário em questões eminentemente políticas”.  

Fonet: https://www.vgnoticias.com.br/juridico/juiz-revoga-decisao-que-reconduziu-abilio-como-vereador-e-o-torna-inelegivel/89876

 
Clique aqui e siga-nos no Facebook.
 
Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp.

Clique aqui e siga o nosso Instagram.

Clique aqui e siga nosso TWITTER.

Clique aqui para entrar em nosso canal no Telegram.

 

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X