Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Destaques

Várzea Grande terá reajuste de 17,78% na tarifa de água e esgoto

10/05/2022 - 12:03 | Atualizada em 11/05/2022 - 12:31

DAFFINY DELGADO - DO REPÓRTER MT

Várzea Grande terá reajuste de 17,78% na tarifa de água e esgoto

Foto: Reprodução - Ilustração

A prefeitura de Várzea Grande deve aplicar um reajuste de 17,78% na tarifa de água e esgoto da cidade, percentual aprovado pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB). A resolução assinada foi publicada no Diário Oficial dos Municípios desta segunda-feira (9).

De acordo com o Departamento de Água e Esgoto (DAE), responsável pelos serviços no município, as tarifas não sofrem reajuste desde 2019, pois estavam congeladas por conta da pandemia da covid-19.

Atualmente, o sistema de abastecimento da cidade conta com cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs) em funcionamento. Outras duas devem ser construídas pela atual gestão.

Entretanto, a população de Várzea Grande sofre com a precariedade no serviço. Somente este ano, mais de 50 bairros tiveram problemas no abastecimento de água, após uma das bombas de captação de recursos queimar.

A resolução determina que o reajuste passe a valer a partir da data de sua publicação, ou seja, esta segunda-feira, mas segundo informou a Secretaria de Comunicação de VG, o prefeito Kalil Baracat ainda não assinou o resjuste. 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo no Whatsapp.

Clique aqui e siga o nosso perfil no Instagram.

Clique aqui e siga-nos no Facebook, acompanhe as notícias.

Clique aqui e siga a gente no TWITTER.

Clique aqui se preferir entrar em nosso canal no Telegram.



Em março, o Instituto Trata Brasil divulgou um ranking onde Várzea Grande aparece entre os 20 municípios com o pior serviço de saneamento básico de todo o Brasil. O estudo avalia apenas as 100 maiores cidades do país. VG aparece na 96ª posição entre os grande municípios. Entre os dados que voltaram a colocar Várzea Grande entre as piores estão os indicadores de investimentos em relação à arrecadação. O índice fica em 0%. 

Outro ponto negativo foi a perda na distribuição do produto, que marcou 50,80%. Em relação ao tratamento do esgoto, foi contabilizado 35,85%, já o percentual da população com esgoto em casa, ficou em apenas 29,88% do total de residências.

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X