Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Política e Poder

Pleno emite parecer favorável às contas de governo de Denise

Frente ao exposto, em dissonância com o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), votou pela emissão de parecer prévio favorável às contas de governo de Denise, referentes ao exercício de 2019, com recomendações.

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas de governo da Prefeitura de Denise, referentes ao exercício de 2019. O balanço, sob relatoria do conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, foi apreciado na sessão ordinária remota de terça-feira (15).

Em seu voto, o relator manteve a irregularidade gravíssima elencada pela equipe técnica referente ao descumprimento do limite máximo de despesas com pessoal, uma vez que atingiu o patamar de 55,7%. Em observância ao princípio da isonomia e tendo em vista recente deliberação do colegiado de membros, por sua vez, entendeu que a constatação no exercício analisado não enseja a emissão de parecer prévio contrário à aprovação das contas.

"Por consequência, estou me restringindo a recomendar ao Poder Legislativo que determine ao chefe do Poder Executivo a adoção das providências necessárias para recondução do índice desses gastos ao patamar legal", ressaltou.

Nesse sentido, o conselheiro ponderou ser prudente analisar que o município, após atingir o patamar de 66% no exercício de 2017, obteve redução do índice em 2018 para 57,26%, alcançando o percentual de 55,7% em 2019, fato que retrata uma tendência de retorno à situação legal da despesa com pessoal.

"Dentro desse contexto, é essencial valorar que a gestora cumpriu os limites constitucionais e legais relacionados à Educação, Saúde, remuneração ao Magistério e repasses do Poder Legislativo. Além disso, está evidenciado que o desempenho fiscal do município foi satisfatório. À título de exemplo, aponto a existência da economia orçamentária e resultado orçamentário superavitário", argumentou o relator.

Frente ao exposto, em dissonância com o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), votou pela emissão de parecer prévio favorável às contas de governo de Denise, referentes ao exercício de 2019, com recomendações.

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X