Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Nacional

Garimpeiros exigem sexo com meninas indígenas em troca de comida

Garimpeiros exigem sexo com meninas indígenas em troca de comida

Foto: Valéria Oliveira - g1

Garimpeiros exigem sexo com meninas e mulheres indígenas como moeda de troca por comida na Terra Yanomami. É o que aponta o relatório da Hutukara Associação Yanomami (Hay), divulgado nesta segunda-feira (11).

As informações foram antecipadas pelo jornal "O Globo" neste domingo (10). O documento traz relatos de indígenas, pesquisadores e antropólogos, e mostra que ao menos três adolescentes, de até 13 anos, ficaram doentes e morreram em 2020 após os abusos praticados pelos garimpeiros.

"Elas eram novas, tendo apenas tido a primeira menstruação. Após os garimpeiros terem provocado a morte dessas moças, os Yanomami protestaram contra os garimpeiros, que se afastaram um pouco. As lideranças disseram para eles [garimpeiros] que estando tão próximos, se comportam muito mal.”, diz o relato de uma pesquisadora indígena após conversa com uma mulher Yanomami.

Na região do Rio Apiaú, os moradores relataram à Hutukara que um garimpeiro que explora a região ofereceu drogas e bebidas aos indígenas e, quando todos já estavam bêbados, estuprou uma das crianças da comunidade.

Há também a denúncia de um “casamento” arranjado de uma adolescente Yanomami com um garimpeiro, com a promessa de pagamento de mercadoria, que nunca foi cumprida.

Para Dário Kopenawa, vice-presidente da Hay, o governo precisa avaliar as ações adotadas até hoje, pois muitas operações de combate ao garimpo "não surtiram efeitos".

“Esse documento mostra a realidade que estamos vivendo e suas consequências, de muita violência e vulnerabilidade. O meu povo está sofrendo. Pedimos o apoio da população para se unir ao nosso grito de socorro para a retirada imediata dos garimpeiros do nosso território”, disse Dario Kopenawa.

O g1 procurou o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério da Saúde e a Fundação Nacional do Índio (Funai) e aguarda retorno.

Avanço do garimpo e explosão da malária

A Terra Indígena Yanomami é a maior reserva do país, com mais 10 milhões de hectares distribuídos no Amazonas e Roraima, onde fica a maior parte. São mais de 28,1 mil indígenas que vivem na região, incluindo os isolados, em 371 aldeias. Além da destruição ambiental, a presença do garimpo também provoca a disseminação de doenças e desnutrição.

O relatório revela que em 2021, o garimpo ilegal avançou 46% em comparação com 2020. No ano passado, já havia um salto de 30% em relação ao período anterior. De 2016 a 2020, o garimpo na Terra Yanomami cresceu 3.350%, conforme o estudo.

O número de comunidades afetadas diretamente pelo garimpo ilegal soma 273, abrangendo mais de 16 mil pessoas.

“A extração ilegal de ouro [e cassiterita] no território Yanomami trouxe uma explosão nos casos de malária e outras doenças infectocontagiosas, com sérias consequências para a saúde e para a economia das famílias, e um recrudescimento assustador da violência contra os indígenas”, diz a Hutukara.

Em novembro do ano passado, reportagem do Fantástico (TV Globo) e o g1 (assista abaixo) mostrou a grave situação da saúde na Terra Yanomami. Em uma das comunidades, a Xaruna, equipe encontrou uma das piores situações dentro da reserva indígena, com dezenas de crianças desnutridas e com sintomas de malária.

O monitoramento começou a ser feito em outubro de 2018, e a área total destruída pelo garimpo somava cerca de 1,2 mil hectares, com maior concentração nos rios Uraricoera e Mucajaí.

De lá até 2021, a área impactada dobrou e atingiu em em dezembro passado o total de 3.272 hectares, segundo a Hay. O crescimento, conforme o relatório, foi acentuado principalmente a partir do segundo semestre de 2020, coincidindo com o avanço da Covid-19 na região.

A imagem de uma cratera a céu aberto (veja acima) causada pelo garimpo ilegal, ameaçando a estrutura da Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) de Homoxi, mostra o avanço da atividade garimpeira, cada vez mais próxima das comunidades. A foto foi divulgada por Dário Kopenawa numa rede social.

O relatório da Hay também mostra que, o polo de Homoxi não é o único. Dos 37 polos de saúde existentes na Terra Indígena, 18 possuem registro de desmatamento relacionado ao garimpo.

Registros aéreos mostram destruição

No final de janeiro de 2022, a Hutukara realizou registros aéreos para o relatório, que mostram a proximidade do garimpo das comunidades indígenas e, além da enorme destruição da floresta, a poluição dos rios e o flagrante de aeronaves, helicópteros e outros equipamentos usados na atividade ilegal.

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X