Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Política e Poder

Osmar Froner faz compromisso de entregar 3 mil escrituras imóveis até 2024

01/04/2022 - 18:05 | Atualizada em 01/04/2022 - 18:31

DA ASSESSORIA

Osmar Froner faz compromisso de entregar 3 mil escrituras imóveis até 2024

Foto: Lênia Freitas - Ascom/Chapada dos Guimarães

O prefeito Osmar Froner esteve na Cohab Véu de Noiva nesta sexta-feira (1) para entregar 73 títulos definitivos de propriedade de imóvel e a certidão de matrícula do imóvel. Um momento histórico para os moradores do bairro, pois os documentos eram aguardados há mais de três décadas. A entrega é fruto de uma cooperação técnica celebrada entre o Governo do Estado de Mato Grosso, Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e a Prefeitura de Chapada dos Guimarães. O chefe do Poder Executivo Municipal destacou que deverá entregar cerca de três mil títulos de imóveis até o final do ano de 2024.

Com o imóvel escriturado o cidadão poderá ser legitimado como proprietário legal, podendo realizar a venda do mesmo, reformar e construir com segurança. Além disso, somente com essa documentação são oportunizadas linhas de crédito e financiamentos, usando o bem como garantia.

Durante nove meses, as equipes técnicas da Diretoria de Regularização Fundiária Urbana do Intermat e da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento fizeram o levantamento cadastral dos moradores e realizaram a confecção dos títulos, que já foram averbados nas matriculas dos imóveis.

Para a servidora pública, Maria de Fátima, popular Domingas, a espera pelo título da sua casa foi de 33 anos. "Meu sentimento é de gratidão. Estou realizada! Essa é uma das coisas que mais desejei na vida. O meu agradecimento ao prefeito Osmar, porque somente agora eu posso dizer - essa é minha casa", disse Domingas, emocionada.

O presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim Barros, disse que essa ação faz parte da política de resgate da dignidade desta população. Segundo ele, o trabalho só foi possível ser realizado graças ao empenho da equipe do prefeito Osmar Froner.

“Estamos trazendo um verdadeiro documento, totalmente grátis, colocando um ponto final nesta situação - muitas famílias sofrem há décadas na luta por essa escritura, mas que agora chega em mãos. Quando o poder público municipal reconhece a demanda da população as coisas acontecem de forma mais fácil. Encontramos em Chapada um grande parceiro, que é o prefeito. Vamos trabalhar aqui até entregar todos os títulos de Chapada dos Guimarães, e de forma gratuita”, disse o presidente.

Já o prefeito Osmar Froner comemora a entrega destes títulos, pois, no bairro, existem moradores que há 30 anos aguardam a documentação do seu lar.

“Esse é um bairro histórico para nós. A nossa parceria com o Intermat, com o governador Mauro Mendes, e as nossas equipes, possibilitou o resgate da credibilidade do cidadão junto à gestão do município. Esses documentos dão segurança às famílias, e estou feliz por isso. Na nossa gestão queremos alcançar a titularização de mais de três mil famílias, tanto na zona urbana como na zona rural”, garantiu o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Aislan Galvão, os próximos bairros a serem contemplados são: Vista Alegre, Bela Vista, Sol Nascente, Santa Elvira e Nova Chapada.

"Em todos esses bairros já foram realizados os projetos de engenharia, as visitas técnicas. E todos esses documentos já foram enviados para os cartórios", explicou Galvão.

O Intermat é o órgão do Governo de Mato Grosso responsável pelos trabalhos de regularização de terras que gera títulos urbanos e rurais aos proprietários, garantindo posse definitiva.

A solenidade de entrega dos títulos foi realizada na Associação de Moradores Cohab Véu de Noiva, e contou com a presença outras lideranças políticas, vereadores, secretários municipais e os servidores do Intermat.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo no Whatsapp.

Clique aqui e siga o nosso perfil no Instagram.

Clique aqui e siga-nos no Facebook, acompanhe as notícias.

Clique aqui e siga a gente no TWITTER.

Clique aqui se preferir entrar em nosso canal no Telegram.
 

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X