Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Política e Poder

Conheça os juízes que vão julgar a tenente Ledur em novo caso de tortura

Conheça os juízes que vão julgar a tenente Ledur em novo caso de tortura

Foto: Reprodução

Foram sorteados na tarde desta quinta-feira (17), os oficiais que irão compor o conselho que vai julgar a tenente do Corpo de Bombeiros Izadora Ledur de Souza Dechamps pelo crime de tortura contra o aluno Maurício Júnior dos Santos. A audiência de instrução foi marcada pelo juiz Marcos Faleiros que é titular da 11ª Vara Criminal de Cuiabá.

Duzentos e sessenta oficiais estavam aptos a participarem do sorteio de composição dos juízes militares do Conselho Especial. Foram sorteados os oficiais tenente-coronel Edylson Figueiredo Pintel, tenente-coronel PM Otoniel Gonçalves Pinto, capitão PM Heryk Henryk de Deus Pereira, capitão PM Lucas Andreo e capitão PM Rosana Siqueira Galvão Corvoisier

A nova ação foi formalizada no dia 21 de fevereiro e foi assinada pelo promotor de Justiça Paulo Henrique Amaral Motta. Na acusação, o promotor narra que Maurício foi submetido a intenso sofrimento físico e mental por parte de Ledur, e que a oficial teria agido como forma de aplicar castigo pessoal no aluno.

“A partir daí, como forma de aplicar castigo pessoal, a denunciada passou a torturar física e psicologicamente a vítima, quando, além de proferir palavras ofensivas, utilizando a corda da boia ecológica iniciou uma sessão de afogamentos, submergindo-a por diversas vezes”, diz parte da denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

Faleiros acatou a denúncia e marcou o sorteio que durou mais uma hora.

“Recebo a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra a acusada 1º Ten BM Izadora Ledur de Souza Dechamps, uma vez que preenchidos os requisitos do artigo 77 do Código de Processo Penal Militar (CPPM) e inocorrentes as hipóteses do artigo 78 do mesmo Codex, que autorizam sua rejeição”, diz parte do documento assinado por Faleiros.

Será a segunda vez que a tenente responderá uma acusação de tortura e maus tratos. Ledur já foi condenada  foi condenada pelo crime de maus-tratos praticados contra o aluno Rodrigo Claro que morreu em 2016. A militar cumpri a pena de um ano de prisão, em regime inicial aberto.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo no Whatsapp.

Clique aqui e siga o nosso perfil no Instagram.

Clique aqui e siga-nos no Facebook, acompanhe as notícias.

Clique aqui e siga a gente no TWITTER.

Clique aqui se preferir entrar em nosso canal no Telegram.
 

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X