Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Política e Poder

Justiça manda cortar salários e prender policiais penais que insistirem em greve

24/12/2021 - 17:35 | Atualizada em 24/12/2021 - 17:50

MÁRCIO SANCHES - DA REDAÇÃO

Justiça manda cortar salários e prender policiais penais que insistirem em greve

Foto: Assessoria

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do desembargador Pedro Sakamoto, atendendo pedido do Ministério Público Estadual (MPE), determinou, nesta sexta-feira (24), a prisão dos policiais penais que descumprirem decisões do Judiciário durante greve ilegal deflagrada há nove dias. 

Conforme a decisão, a detenção deve ocorrer se houver prevaricação, resistência ao receber presos, desobediência e desacato a outros servidores que estiverem cumprindo seu ofício, fuga de preso e desobediência a decisão judicial.

“Portanto, qualquer do povo poderá, e as autoridades policiais (militares ou civis) e seus agentes deverão prender em flagrante delito quem quer que se ache na prática de qualquer das condutas acima especificadas”, decidiu.

O desembargador também determinou o corte de salário, e aplicação de multa, de forma pessoal, de R$ 11 mil, por dia de descumprimento. 

Além disso, a partir de agora o governo poderá usar de força policial para que sejam cumpridas as ordens expedida pelo Judiciário.

A categoria reivindica equiparação salarial com a das outras forças de segurança.

Outro lado

O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado (Sindspen-MT), Amauri Benedito Paixão, avisou que a greve dos policiais penais seguirá até que a categoria seja notificada sobre a decisão.

Informe Publicitário

 
Sitevip Internet
X